quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Apple Pós 1997

Em 1985, quanfo foi forçado a deixar a Apple, Steve Jobs fundou um outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1996, com a compra da NeXT pela Apple, ele voltou para empresa como seu consultor.
Steve Jobs juntou as linhas de produto grandes e confusas da companhia reduzindo os computadores disponíveis à série Power Macintosh G3. Tendo cancelado a série Performa, para usuários domésticos, a Apple buscava um novo produto com a mesma linha de preço do Performa. A companhia anunciou o iMac em 7 de maio de 1998 como o primeiro modelo de computador a possuir um design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca. O lançamento do iMac foi um evento memorável para seu tempo e teve um grande impacto tanto na companhia como na indústria de computadores como um todo.
Naquela época, a Apple já era a única a produzir computadores pessoais all-in-one (todos componentes agrupados, como CPU, monitor, drive de CD, etc.). E como se não fosse o bastante, em 1999 o iBook foi lançado. O notebook da Apple foi criado seguindo as mesmas características do iMac.
Uma das inovações propostas por Steve Jobs foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica e músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música iPod, integrado com sua loja de vendas de música legal pela internet através do iTune, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.
Depois do sucesso de vendas dos primeiros iMacs, preparou uma nova revolução, a de refazer o famoso Mac OS, criando uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticidade e elegância do tradicional Mac OS. Em 2001 foi lançado o Mac OS X, um sistema operacional destinado aos computadores Macintosh que combina a tradicional mas algo alterada GUI desenvolvida nos anteriores Mac OS com um estável e comprovado kernel UNIX.
Ainda em 2001 foi lançado o iTunes, um reprodutor de áudio (e vídeo, a partir da versão 4.8, chamado de media player) para reproduzir e organizar música digital, arquivos de vídeo e para a compra de arquivos de música digital no formato gestor de direitos digitais FairPlay. A iTunes Store (anteriormente conhecida como iTunes Music Store, às vezes também referida somente como "iTMS" ou simplesmente "iTunes") é o componente do iTunes pelo qual os usuários podem comprar arquivos de música digital dentro do próprio programa.
O último lançamento da Apple é o iPhone, um smartphone com funções de iPod, câmera digital e internet. Ele também oferece serviços de internet como e-mail, mensagens de texto, navegador internet, visual voicemail e conexão Wi-Fi local. A interação com o usuário é feita através de uma tela multi-touch com teclados virtuais e botões. Apple registrou mais de 200 patentes relacionadas com a tecnologia por trás do iPhone.

Nenhum comentário: